26.1.07

This is the point of no return

A piada do título à parte, li ontem num jornal (não sei se o Diário de Notícias ou o Correio da Manhã) que especialistas haviam afirmado que o planeta tinha chegado ao ponto de não retorno e que a partir de agora nem toda a boa vontade dos países mais desenvolvidos do mundo seria capaz de mudar os danos que causamos ao nível da crescente temperatura global.

Não sei se isto não será um comentário excessivamente pessimista, com a função de despertar a consciência dos principais responsáveis pelo planeta ter chegado a este estado, mas vejamos as temperaturas que temos tido em tão pouco quanto os últimos quatro? cinco? anos para cá! Verões secos e estupidamente quentes que cedem lugar a Invernos geladissímos. O ano passado ainda tivémos o privilégio de assistir à queda de neve em Lisboa, fenómeno que não acontecia fazia cerca de 50 anos.

Talvez por fazer parte desses pessimistas quer-me parecer que a comunidade científica não ia fazer um comentário destes simplesmente para jogar com psicologia invertida e tentar alcançar a consciência dos países industrializados de forma a que estes mudem a sua conduta.

Quer-me parecer que desta vez fo*eram mesmo o planeta e no fim ao cabo quem se fo*e mais somos nós e as gerações futuras!

Muito obrigado!

1 Comments:

Blogger Zealot said...

Concordo com a ideia, mas não iria tão longe em dizer que é mesmo um ponto de não retorno. A história da comunidade científica foi uma batalha para resolver problemas, não assumir uma atitude passiva e "Well, just sit back and watch.". Compete-nos então, mudar as pequeninas coisas que somos capazes de mudar, e esperar que façam alguma diferença.

13:06  

Enviar um comentário

<< Home